quinta-feira, 24 de setembro de 2015
Autismo-Crescemos e agora?
Crescemos!!!!
E agora???
Quando pensamos ou imaginamos como seria um dia o nosso filho/a nunca pensamos em estar a fazer a pergunta que tantas vezes fazemos mas não queremos realmente verbalizar...vão crescer! E depois?
Imaginamos para os nossos filhos um mundo perfeito...imaginamos que vão crescer saudáveis, que irão brincar como todas as crianças, que irão à escola, depois já mais adultos e mais maduros irão para a universidade, e chegará a altura em que também eles terão a sua própria vida...
No entanto, estávamos ainda longe de imaginar que o caminho que teríamos de percorrer seria longo e a caminhada constante...os nossos filhos, as crianças que tanto imaginamos, são sim seres perfeitos e saudáveis ,mas tendo a particularidade de serem também portadoras de autismo.
São os nossos anjos, portadores dos nossos sonhos e é através deles que vivemos as nossas expectativas de um amanhã melhor e de um futuro risonho.
Mas...hoje eles são crianças, e vão à escola,vão ás terapias ,vão brincar no parque, mas um dia vão crescer!
E como pais não podemos deixar de nos preocupar que soluções existem para os nossos filhos adultos, a onde vão ás terapias, que tipo de vida profissional vão ter, e tantas e tantas perguntas sem resposta.
Em Portugal a resposta para um adulto autista é escassa...até aos 6 anos a criança tem a possibilidade de ser acompanhada pela ELI local, ou pode ser acompanhada para terapias num centro de autismo como a APPDA.
A partir dos 6 anos terá de ser acompanhada com terapias a cargo dos pais, e só ficam com a educação especial durante 30 minutos em contexto escolar...as escolas de ensino estruturado têm vagas para 5 crianças e estão sempre com enormes listas de espera...então que soluções existem para os nossos filhos adultos portadores de autismo?
Os que chegam ao mercado de trabalho, são postos de lado por serem diferentes, discriminados por não entrarem nos grupinhos, por não entenderem as brincadeiras...e os que não chegam ao mercado de trabalho são obrigados a ficar numa instituição ou em casa com os pais.
Porque quando são crianças todos lhe acham piada...e quando forem adultos???
Terapeutas, professores, amigos, família, médicos e simpatizantes vão perdendo a esperança...Mas nós pais NUNCA perdemos a fé nossos filhos...NUNCA NUNCA NUNCA!!!
Para alguns este texto poderia ser sobre um assunto sobre o qual não queremos pensar...serão adultos e depois???
Mas para nós este texto é sobre esperança e sobre fé...fé nas nossas crianças sempre,porque um dia serão adultos,... e esperança que todos os pais, médicos, terapeutas, amigos, familiares e simpatizantes se juntem e formem uma grande família unida na construção de um grande futuro para as nossas crianças portadoras de autismo.
Bem hajam!!!
O Cantinho Dos Autistas
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário