quinta-feira, 24 de março de 2016
Uma Mente Diferente
UMA MENTE DIFERENTE
Em criança, Oliveiros Cristina não falava com os colegas do infantário e, antes mesmo de ingressar na escola, era com agrado que registava de cor o nome das capitais dos países que o pai lhe ia mostrando.
Tinha 11 anos quando recebeu o seu primeiro computador e formou-se como engenheiro de software, tendo concluído o mestrado com a honrosa média de 17 valores.
Nunca se sentia sozinho, bastava-lhe ter livros e viajar.
Não fosse a dificuldade em socializar, que o fazia sentir um ET, e nunca teria pedido ajuda especializada, aos 30 anos, altura em que confirmou o diagnóstico.
O que o perturbou realmente foi a forma como o viam no meio académico e profissional. " No primeiro somos detestados por termos as melhores notas e nas entrevistas de emprego essa parte importa menos que as competências sociais." admite o algarvio, na sessão em Face Time, realizada a partir de sua casa, em Galway, na Irlanda, o país onde acabou por encontrar a sua realização profissional. Há um ano chegou a realização pessoal, quando casou com a luso-brasileira Michele, uma fisioterapeuta de 33 anos que conheceu no site de encontros Meetic.
Aos 43 anos, Oliveiros trabalha há três anos como software designer numa empresa de telecomunicações. Das entidades empregadoras que lhe abriram a porta, só pode dizer o melhor: " Já tive três chefias diferentes, um irlandês e dois texanos, todos familiarizados com a Síndrome de Asperger, que agradeceram a minha frontalidade quando revelei a minha condição na entrevista."
Uma surpresa que em nada se compara a algumas reações obtidas no país natal: " Chegaram até a dizer-me 'não queremos gente doida'".
A postura está nos antípodas da realidade de Silicon Valley, na Califórnia, "onde a incidência de SA nas crianças é de 10 por cento". Ou do universo israelita, em que as forças de defesa requesitam jovens com SA para análise minuciosa de fotos de satélite.
Oliveiros remata:" Há muito trabalho para dar a um Asperger".
É um dos "aspies" mais famosos e bem sucedidos: o empreendedor e chairmain da Microsoft ficou na história por liderar a revolução dos computadores pessoais e construir um império à escala global. Também se tornou famoso pela sua faceta filantrópica.
O visionário alemão e Nobel da Física ficou mundialmente famoso pela Teoria da Relatividade. Um século depois, novas descobertas cientificas validaram a sua genialidade.
O Síndrome de Asperger terá sido crucial para o gestor e investidor de capital, que chefiava a Scion Asset Management, ter conseguido prever a catástrofe financeira à escala global, pouco antes de rebentar a bolha especulativa, como se ilustra no filme A Queda de Wall Street.
O Cantinho Dos Autistas
Créditos: Artigo retirado da Revista Visão Nº 1202
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário